Residentes ao longo do Rio Mogami, na província de Yamagata, são orientados a permanecer em alerta contra inundações
As autoridades alertam que as pessoas que vivem ao longo do rio Mogami, na Província de Yamagata, norte do Japão, devem permanecer em alerta para possíveis inundações e deslizamentos de terra até a manhã de sexta-feira (5). Um alerta de emergência, de chuva forte, para a prefeitura foi alterado para um advertência.
O Ministério da Terra do Japão e a Agência Meteorológica realizaram uma conferência de imprensa conjunta na quinta-feira (4), de manhã, após uma chuva torrencial.
O funcionário do Ministério de Terras explicou que os grandes rios podem continuar a coletar grandes volumes de água, mesmo depois que a chuva tiver parado de cair. Ele disse que os níveis de água do rio Mogami continuam altos, o que leva ao alerta contínuo para possíveis enchentes.
O funcionário disse que o rio atravessa uma paisagem que se alterna entre bacias e barrancos, por cerca de 200 quilômetros. Ele apontou que leva cerca de um dia para que as correntes desçam até o fim.
Ele acrescentou que os níveis de água a jusante ainda não se tornaram perigosos, mas as pessoas devem permanecer em alerta e verificar se há atualizações, pois é provável que continuem subindo.
- Brasil destaca força do agro na Expo Osaka 2025 - 7 de agosto de 2025 6:41 am
- Experiência sensorial: café brasileiro encanta no Japão na EXPO 2025 - 7 de agosto de 2025 5:43 am
- Chuvas causam deslizamentos e deixam mortos na Índia - 7 de agosto de 2025 3:29 am