Presidente da Câmara dos EUA e primeiro ministro do Japão discutem as tensões em Taiwan
A Presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, reuniu-se com o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, em Tóquio nesta sexta-feira. No topo de sua agenda estava o aumento da tensão entre a China e os EUA.
Pelosi e Kishida posaram para a mídia no gabinete do primeiro-ministro, onde discutiram a situação com Taiwan. Eles também conversaram sobre a capacidade de dissuasão, compartilhada, de seus países e o compromisso de assegurar um Indo-Pacífico livre e aberto.
Kishida disse: “Confirmamos que o Japão e os EUA continuarão a trabalhar em conjunto para manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”.
Esta semana, Pelosi se tornou a primeira presidente da Câmara dos EUA a visitar Taiwan, em 25 anos. Ela manteve conversações com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, na quarta-feira.
A visita inflamou a fúria da China, que reivindica Taiwan como uma parte inerente de seu território.
Na sexta-feira, Pelosi realizou uma conferência de imprensa na Embaixada dos EUA, em Tóquio.
Pelosi disse: “Dissemos desde o início que nossa representação aqui não se trata de mudar o status quo na Ásia, mudando o status quo em Taiwan. Trata-se, novamente, da lei das relações com Taiwan, da política EUA-China, de todas as peças de legislação e acordos que estabeleceram o que é nossa relação”.
Pelosi enfatizou que os Estados Unidos não permitirão que a China isole Taiwan.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am