Presidente da Câmara americana chega em Taiwan apesar das ameaças da China
A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, chegou a Taiwan. É a primeira visita da terceira na linha de sucessão América em 25 anos. A veterana democrata fez a escala apesar da forte oposição de Pequim, que considera Taiwan como uma província separatista.
O avião de Pelosi aterrissou em Taipei na noite desta terça-feira (2), depois de passar várias horas na Malásia. Seu itinerário asiático oficial também inclui a Coréia do Sul e o Japão, mas não Taiwan.
Ela emitiu uma declaração dizendo que a visita da delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável da América de apoiar a democracia vibrante de Taiwan.
Mas ela também disse que sua visita não contradiz de forma alguma a política de longa data dos EUA, e Washington continua a se opor aos esforços unilaterais de mudar o “status quo”.
A mídia local diz que Pelosi deve se encontrar com a Presidente, Tsai Ing-wen, nesta quarta-feira (3), antes de sair de Taiwan durante a tarde.
Oficiais em Pequim têm advertido, repetidamente, sobre medidas firmes e resolutas para salvaguardar a soberania de seu país, caso Pelosi insista em visitar Taiwan.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, disse: “São os EUA que estão conduzindo ações provocatórias, e isso tem causado uma escalada das tensões no Estreito de Taiwan. Portanto, os EUA devem arcar com todas as conseqüências”.
Pequim também lançou, recentemente, uma série de vídeos que parecem mostrar os militares chineses em modo de batalha.
As filmagens também mostram o que os especialistas dizem que poderia ser um novo sistema de mísseis hipersônicos para alvejar porta-aviões.
Mas eles não são os únicos em um estado de alerta mais elevado. Mais de 20 aeronaves de reabastecimento aéreo foram posicionadas em uma base aérea militar americana na prefeitura japonesa de Okinawa.
A equipe da NHK também avistou vários aviões de caça F-15 decolando, além de aeronaves de vigilância.
- Japão relembra 40 anos do acidente aéreo mais mortal do mundo com uma única aeronave - 13 de agosto de 2025 12:29 am
- Chuvas fortes em Kyushu deixam três mortos no Japão - 13 de agosto de 2025 12:24 am
- Presidente sul-coreano concede perdão a ex-ministro da Justiça - 12 de agosto de 2025 6:27 am