Pelosi visitará Taiwan apesar das ameaças da China
A Presidente da Câmara dos Estados Unidos iniciou uma viagem pela Ásia para Singapura, Malásia, Coréia do Sul e Japão. A mídia informa que a viagem de Nancy Pelosi poderia incluir Taiwan. Pequim reagiu de forma contundente, dizendo que poderia ameaçar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan.
Não houve anúncios oficiais sobre a visita de Pelosi a Taiwan. Mas a mídia local de Taiwan informou que Pelosi chegará a Taipei na terça-feira (2), após visitar a Malásia, citando uma fonte diplomática.
E eles dizem que ela se encontrará com a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, na quarta-feira (3). Mas a fonte diz que não está claro se Pelosi chegará a Taiwan como previsto, devido a uma forte oposição da China.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, disse: “Será uma interferência grosseira nos assuntos internos da China” e “prejudicará seriamente as relações China-EUA”.
Zhao acrescentou: “Se a Presidente da Câmara, Pelosi, insistir em visitar Taiwan, a China tomará medidas resolutas e fortes para defender sua soberania e integridade territorial”.
Zhao também advertiu que “o Exército de Libertação do Povo nunca ficará de braços cruzados”.
Pelosi visitou Cingapura na segunda-feira (1). Ela se encontrou com o Primeiro Ministro, Lee Hsien Loong, e com o Presidente, Halimah Yacob. Durante a reunião, Lee “destacou a importância de relações estáveis entre os EUA e a China para a paz e a segurança regional”.
- Embaixador do Japão visita Pavilhão Brasil na Expo 2025 - 5 de agosto de 2025 3:28 am
- Japão e Belize firmam compromisso por ordem global baseada em regras - 5 de agosto de 2025 3:13 am
- Junta de Mianmar intensifica bombardeios após suspender emergência - 5 de agosto de 2025 2:23 am