Pelo menos 15 mortes em confronto de manifestantes contra forças de segurança no Iraque
A mídia local no Iraque informa que pelo menos 15 pessoas morreram e outras 350 foram feridas em confrontos entre manifestantes e forças de segurança.
Os apoiadores do clérigo muçulmano xiita, Moqtada al-Sadr, na segunda-feira (29), invadiram vários edifícios do governo, incluindo o escritório do primeiro-ministro, na Zona Verde, fortemente vigiada, de Bagdá.
A agitação continuou na terça-feira. Os partidários de Al-Sadr se retiraram na terça-feira à tarde, horário local, depois que o mesmo pediu calma.
Um grupo de partidos políticos liderados por Al-Sadr ganhou o maior número de assentos nas eleições parlamentares de outubro passado, mas não o suficiente para assegurar um governo majoritário.
O bloco não foi capaz de escolher um presidente ou primeiro-ministro devido ao impasse das negociações para formar um governo de coalizão. Mais de 70 legisladores do bloco renunciaram em junho e convocaram outra eleição.
Outro grupo de muçulmanos xiitas, que se tornou a maior força no parlamento após as renúncias, tem criticado o bloco al-Sadr.
- Alerta de tsunami de até 3 metros atinge costa do Japão - 30 de julho de 2025 10:15 am
- Alerta de tsunami atinge diversas regiões do Japão - 30 de julho de 2025 8:55 am
- Terroristas ligados a ataque contra chineses no Pasquistão são mortos - 30 de julho de 2025 8:10 am