Palosi disse que não houve nenhuma mudança na política dos EUA em Taiwan
A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, enfatizou que a política de Washington sobre Taiwan permanece inalterada após sua visita a Taiwan, o que provocou uma forte resposta da China.
Pelosi falou com repórteres na sexta-feira, em Tóquio, onde ela está fazendo uma visita de dois dias, na última etapa de sua turnê pela Ásia.
Antes de vir ao Japão, ela visitou Taiwan como a primeira presidente da Câmara americana dos EUA a fazê-lo, em 25 anos.
Pelosi disse: “Os chineses tentaram isolar Taiwan, mas nossa amizade com Taiwan é forte”. Ela acrescentou que “não vamos permitir que eles isolem Taiwan”.
A China está realizando exercícios militares em larga escala perto de Taiwan, após sua visita.
Pelosi disse que Pequim está “provavelmente, usando nossa visita como desculpa” e reiterou que “nossa representação aqui não se trata de mudar o status quo”.
Quando uma repórter mencionou a especulação de que sua viagem a Taiwan era mais sobre queimar seu próprio legado, a presidente respondeu que se tratava de Taiwan e seu povo.
Perguntada sobre como sua visita afetará as relações EUA-China, Pelosi disse que ela não determina o que é a relação bilateral, chamando-a de “um desafio muito maior e a longo prazo”.
Ela disse “se não falarmos pelos direitos humanos na China por causa de interesses comerciais, perdemos toda a autoridade moral para falar sobre direitos humanos em qualquer lugar do mundo”.
Mas ela acrescentou que “devemos trabalhar com a China” sobre as mudanças climáticas e outras questões.
Quanto à sua reunião com o primeiro ministro japonês, Kishida Fumio, na sexta-feira, Pelosi disse que “tivemos uma reunião muito positiva sobre nossa amizade, e compartilhamos nossas opiniões”.
- Nagasaki lembra 80 anos da bomba atômica - 9 de agosto de 2025 6:30 am
- Festival das Lanternas ilumina noites de verão em Kamakura - 9 de agosto de 2025 3:37 am
- Catálogo russo exibe crianças ucranianas para adoção coerciva - 9 de agosto de 2025 3:05 am