Oficial pró-russo pede que referendo de Zaporizhzhia seja realizado em 11 de setembro
Uma autoridade pró-russa na Ucrânia solicitou a realização de um referendo sobre a adesão à Rússia na região sudeste de Zaporizhzhia em 11 de setembro. A Rússia afirma controlar mais de 70 por cento da região.
A autoridade fez o comentário em uma entrevista com o jornal russo Izvestia, na quinta-feira. O 11 de setembro é quando as eleições locais serão realizadas na Rússia.
O oficial disse que as forças pró-russas também discutiram a realização da votação no mesmo dia, como possíveis referendos similares nas regiões orientais de Donetsk e Luhansk, assim como na região sul de Kherson.
Mas o oficial disse que os preparativos para a votação não têm progredido como se esperava, em meio aos contínuos combates nas regiões.
Os analistas dizem que a Rússia está procurando anexar as regiões. Mas as forças ucranianas estão contra-atacando para recapturar as áreas ocupadas, com os residentes também colocando uma forte resistência.
As forças ucranianas também estão visando os elos de abastecimento russos. Eles afirmam ter atacado uma ponte na região de Kherson, tornando-a intransitável.
Enquanto isso, grandes jornais dos EUA sugerem que a Ucrânia esteve envolvida em explosões que abalaram uma base aérea russa na Crimeia, na terça-feira. A Rússia anexou unilateralmente a região em 2014.
O governo ucraniano não reconheceu, oficialmente, seu envolvimento. Mas o presidente, Volodymyr Zelenskyy, disse na quarta-feira, que a Rússia perdeu nove aeronaves de combate na região.
A Rússia negou que a base aérea tenha sido atacada e disse que as explosões foram causadas pela detonação de munições de aeronaves.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















