7.3 C
Kóka
terça-feira, 30 setembro, 2025 10:26: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro das Relações Exteriores do Japão exorta a China a parar os exercícios militares

O Ministro das Relações Exteriores do Japão condenou os lançamentos de mísseis balísticos da China e exortou, novamente, ao fim imediato dos exercícios militares de grande escala, nas proximidades de Taiwan.

spot_img

Ministro das Relações Exteriores do Japão exorta a China a parar os exercícios militares

O Ministro das Relações Exteriores do Japão condenou os lançamentos de mísseis balísticos da China e exortou, novamente, ao fim imediato dos exercícios militares de grande escala, nas proximidades de Taiwan.

Hayashi Yoshimasa falou em uma sessão de ministros das Relações Exteriores na Cúpula da Ásia Oriental, no Camboja, nesta sexta-feira. A reunião envolve os 10 membros da ASEAN, assim como Japão, China, Estados Unidos, Rússia e outros países da Ásia-Pacífico.

Hayashi disse que o lançamento de mísseis balísticos chineses em águas próximas ao Japão, incluindo sua zona econômica exclusiva, é um grave problema que ameaça a segurança nacional do país e a segurança de seu povo.

Ele denunciou as ações da China como algo que poderia prejudicar, seriamente, a paz e a estabilidade da região e do mundo. Ele reiterou o apelo do Japão para que a China interrompa imediatamente seus exercícios militares.

Outros países também expressaram preocupação com as tensões dentro e em torno do Estreito de Taiwan. Vários participantes fizeram comentários críticos sobre as ações da China.

Hayashi também abordou as repetidas intrusões nas águas territoriais do Japão, perto das ilhas Senkaku, por navios do governo chinês. Ele disse que a China está intensificando as atividades que infringem a soberania do Japão no Mar da China Oriental.

O Japão controla as ilhas. O governo japonês afirma que elas são uma parte inerente do território do Japão. A China e Taiwan as reivindicam.

Hayashi também expressou forte oposição, ao que ele vê como a coerção econômica da China na região.

Ele também exortou a Rússia a parar, imediatamente, sua invasão da Ucrânia. Ele disse que qualquer tentativa de alterar, unilateralmente, o status quo pela força não pode ser tolerada em nenhum lugar do mundo.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse que enquanto Hayashi proferia seu discurso, o Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, e o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, deixaram o local.

A reunião foi seguida por conversações ministeriais do Fórum Regional da ASEAN, que contou com a presença de autoridades da Coréia do Norte.

Hayashi explicou que a posição do Japão permanece inalterada ao buscar a normalização dos laços diplomáticos com a Coréia do Norte, resolvendo uma série de questões de forma abrangente. Estes incluem o sequestro de japoneses por Pyongyang, e seus programas nucleares e de mísseis.

Ele instou a Coréia do Norte a retomar conversações substantivas com países relevantes em direção ao objetivo de uma desnuclearização completa da península coreana.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img