Mais de 80% dizem que o aumento das tensões sobre Taiwan afetará a segurança no Japão diz pesquisa
Mais de 80% dos entrevistados de uma pesquisa da NHK acreditam que o aumento das atividades militares da China, após a visita da Presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan afetará o ambiente de segurança japonês.
A NHK conduziu a pesquisa telefônica em 2.577 cidadãos, escolhidos aleatoriamente, com 18 anos ou mais, de sexta a domingo. Deles, 1.223 pessoas responderam.
A China respondeu à visita de Pelosi a Taiwan, conduzindo exercícios militares que circundam a ilha. Acredita-se que os mísseis balísticos chineses tenham caído dentro da Zona Econômica Exclusiva do Japão.
Quarenta por cento dos entrevistados disseram acreditar que os desenvolvimentos afetarão, significativamente, o ambiente de segurança do Japão, enquanto 42 por cento disseram que terão alguns efeitos.
Oito por cento disseram que não esperam muitos efeitos dos movimentos, e 1% disseram que não prevêem nenhum efeito.
Perguntados sobre um plano para liberar água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi, para o oceano, 27% disseram que a medida é apropriada, enquanto 22% disseram que não é. Quarenta e três por cento disseram que não podem opinar.
A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles acham que o mundo está enfrentando uma ameaça nuclear crescente.
Trinta e quatro por cento disseram que a ameaça está crescendo de forma extrema, enquanto 46 por cento disseram que está, de alguma forma, aumentando.
Dez por cento disseram que a ameaça não está aumentando tanto, e dois por cento disseram que não está aumentando em absoluto.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















