Kishida reorganizará o Gabinete e a liderança do PLD nesta quarta-feira
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, reorganizará seu gabinete e a liderança do Partido Liberal Democrático – PLD, governante, nesta quarta-feira.
Kishida está pronta para nomear os novos líderes do PLD pela manhã. O Vice-Presidente, Aso Taro, e o Secretário-Geral, Motegi Toshimitsu, permanecerão em seus postos. O ministro da Economia e Comércio, Hagiuda Koichi, será o presidente do Conselho de Pesquisa Política.
Kishida manterá conversações com Yamaguchi Natsuo, líder do parceiro de coalizão Komeito, antes do anúncio do novo posicionamento do Gabinete, de 19 membros, no período da tarde.
O Ministro das Relações Exteriores, Hayashi Yoshimasa, o Ministro das Finanças, Suzuki Shunichi, o Secretário Chefe de Gabinete, Matsuno Hirokazu e outros dois permanecerão em seus postos.
A formação incluirá cinco ex-ministros.
Kato Katsunobu assumirá o cargo de ministro da saúde pela terceira vez, e Hamada Yasukazu retornará como ministro da defesa. Outros nove são os primeiros colocados.
Os ministros serão, cerimoniosamente, endossados pelo Imperador Naruhito, no Palácio Imperial.
Kishida está pronta para falar aos repórteres sobre seus objetivos após as reorganizações.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

