Japão realiza cerimônia memorial pelo 77º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial
Os japoneses estão assinalando 77 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Em 15 de agosto de 1945, as pessoas se reuniram em torno de seus rádios para ouvir uma mensagem do Imperador.
Ele anunciou que o Japão havia se rendido. Milhões de japoneses morreram na guerra. Nesta segunda-feira, o governo realizou uma cerimônia memorial para lembrá-los.
Cerca de 1.000 pessoas participaram do evento anual em Tóquio.
O número de participantes este ano foi reduzido como uma medida contra o coronavírus chinês.
O país fez um minuto de silêncio, ao meio-dia, para honrar as pessoas que foram mortas na guerra.
Mais de 2 milhões eram militares japoneses Imperiais e cerca de 800.000 eram civis.
O Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako participaram da cerimônia memorial.
O Imperador Naruhito disse: “Olhando para trás, no longo período de paz pós-guerra, refletindo sobre nosso passado e tendo em mente os sentimentos de profundo remorso, espero, sinceramente, que a devastação da guerra nunca mais se repita. Junto com todo o nosso povo, presto, agora, minha sincera homenagem a todos aqueles que perderam suas vidas na guerra, tanto nos campos de batalha como em outros lugares, e oro pela paz mundial e pelos contínuos desenvolvimentos de nosso país”.
O primeiro-ministro, Kishida Fumio, também fez um discurso, dizendo que o Japão está comprometido com a construção da paz e da prosperidade.
Ele disse: “Os conflitos ainda são uma constante neste mundo, mas nossa nação, sob a bandeira da contribuição proativa para a paz, trabalhará comprometida com a comunidade global para resolver os vários desafios que o mundo está enfrentando”.
Mais de três quartos dos familiares dos mortos da guerra que participaram da cerimônia de segunda-feira têm mais de 70 anos de idade.
Um deles é Otsuki Kenichi, de 83 anos de idade. Seu pai partiu para lutar na China, enquanto sua mãe estava grávida dele. Seu pai morreu sem saber que ele havia nascido.
Otsuki disse: “O mundo ainda está atormentado por conflitos, como a invasão russa da Ucrânia. Eles estão fazendo as famílias perderem seus entes queridos todos os dias, como nós fizemos. É nossa sincera esperança de que a paz prevaleça no mundo o mais rápido possível”.
Eventos para lembrar as vidas perdidas na guerra e para refletir sobre a paz estão sendo realizados ao longo do dia, em todo o Japão.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am