Japão e Rússia fazem acordo sobre o retorno de corpos, que se acredita serem, do barco de turismo naufragado
O Japão e a Rússia concordaram com o retorno de três corpos encontrados nas costas da ilha Kunashiri, controlada pela Rússia, e da ilha Sakhalin, depois que um barco de turismo japonês naufragou em abril.
O barco de excursão “Kazu I”, transportando 26 pessoas, afundou ao largo da península de Shiretoko, na prefeitura japonesa de Hokkaido, no norte do país. Catorze pessoas foram confirmadas mortas. Doze permanecem desaparecidas.
Dois corpos foram encontrados na costa da Ilha Kunashiri em maio, e outro foi descoberto na costa do sul de Sakhalin, em junho.
Kunashiri é uma das quatro ilhas de propriedade russa que o Japão reivindica como parte inerente de seu território. Ela diz que as ilhas foram ilegalmente ocupadas após a Segunda Guerra Mundial.
Os dois governos têm estado envolvidos em discussões para providenciar a entrega dos corpos através dos canais diplomáticos.
A Guarda Costeira do Japão diz que os governos concordaram que um navio da Guarda Costeira será enviado ao porto de Korsakov, no sul de Sakhalin, para a entrega dos corpos.
As autoridades dizem que o Ministério das Relações Exteriores russo entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Japão na terça-feira. Espera-se que a entrega ocorra já em setembro.
Testes de DNA conduzidos pelas autoridades russas descobriram que eles corresponderam a três das pessoas que estavam a bordo do barco de turismo.
O Japão planeja realizar mais testes de DNA para confirmar suas identidades assim que forem devolvidos.
- Radio Shiga transmite reprise especial do programa O Sul em Cima, com Neubaner, Ceumar e Marimbanda - 12 de fevereiro de 2026 9:55 pm
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
- Analistas preveem expansão do PIB japonês no fim de 2025 - 12 de fevereiro de 2026 9:21 pm
















