Japão confirma que 5 mísseis balísticos chineses caíram dentro da Zona Econômica Exclusiva do país
Tóquio apresentou um protesto formal em Pequim, depois que vários mísseis balísticos chineses caíram dentro da Zona Econômica Exclusiva do Japão, em meio a exercícios militares de grande escala. Acredita-se ser a primeira vez que projéteis disparados pela China caem dentro da ZEE japonesa.
O Ministro da Defesa japonês, Kishi Nobuo, disse: “A China, aparentemente, lançou nove mísseis balísticos. Acredita-se que cinco deles tenham caído na zona econômica exclusiva do Japão. Condenamos veementemente o ato, pois trata-se de uma questão séria relativa à segurança do país e à segurança do povo japonês”.
Kishi disse aos repórteres que a China lançou os mísseis balísticos na tarde de quinta-feira, horário do Japão. Não houve relatos imediatos de qualquer dano causado pelo evento.
Kishi também disse que o Ministério da Defesa do Japão e as Forças de Autodefesa ainda estão trabalhando para coletar informações e monitorar a situação.
Os lançamentos parecem fazer parte dos exercícios militares de grande escala que estão sendo realizados nos céus e nas águas em torno de Taiwan.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am