Instalações militares na Crimeia sob ataque contínuo
As instalações militares russas continuam a ser atacadas na Península da Crimeia, a região sul da Ucrânia, que a Rússia anexou unilateralmente há oito anos.
O governador russo de Sevastopol, Mikhail Razvozhayev, falou no sábado sobre um ataque com drone ao quartel-general da frota da Marinha Russa no Mar Negro. Ele disse que o drone foi abatido de cima do edifício do quartel general.
O ataque ocorreu após explosões maciças em uma base aérea russa na Crimeia, em 9 de agosto.
A agência de notícias Reuters, na sexta-feira, citou um oficial ocidental dizendo que as explosões colocaram mais da metade dos caças de combate da Frota do Mar Negro fora de operação. A Reuters disse que não pôde confirmar os relatórios do campo de batalha independentemente.
O grande jornal russo, Kommersant, noticiou na sexta-feira, que o vice-almirante, Viktor Sokolov, foi, recentemente, nomeado comandante da frota.
O Ministério da Defesa britânico disse, anteriormente, em sua atualização de inteligência que seu antecessor havia “provavelmente sido suspenso” após o naufrágio do navio-bandeira da frota, Moskva, em abril.
O ministério também disse, na terça-feira, que a frota do Mar Negro está “lutando para exercer um controle marítimo eficaz”.
Enquanto isso, o ministério da defesa da Rússia disse, no sábado, que suas forças atacaram a região oriental de Kharkiv, matando mais de 230 soldados.
Os meios de comunicação russos estão citando um porta-voz como dizendo que as fatalidades incluem até 20 mercenários americanos.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am