3.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  1:17
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Hino Motors e Toyota acusada de má conduta em processo de ação coletiva nos EUA

A grande fabricante japonesa de caminhões, Hino Motors, e sua controladora, a Toyota Motor, foram alvo de um processo de ação coletiva nos Estados Unidos por causa do que é descrito como "suposta má conduta histórica".

Hino Motors e Toyota acusada de má conduta em processo de ação coletiva nos EUA

A grande fabricante japonesa de caminhões, Hino Motors, e sua controladora, a Toyota Motor, foram alvo de um processo de ação coletiva nos Estados Unidos por causa do que é descrito como “suposta má conduta histórica”.

A Hino informa que uma empresa de frete, e três outras empresas, estão reivindicando danos em nome daqueles que compraram ou alugaram os caminhões da Hino do modelo anos 2004 a 2021.

A Hino diz que não sabe o valor total que os demandantes estão buscando recuperar. Mas diz que a reclamação afirma que o montante total, em questão, excede um limiar de 5 milhões de dólares.

A Hino foi prejudicada por um escândalo envolvendo a falsificação de dados do motor, que dizem remontar pelo menos a 2003.

O governo japonês retirou sua certificação para alguns caminhões da Hino devido aos dados de emissões manipuladas e eficiência de combustível.

A empresa também foi forçada a suspender a produção em suas fábricas de montagem de caminhões nos EUA e Canadá por 10 meses, a partir de dezembro de 2020, depois que seus motores não atenderam aos regulamentos locais.

A Hino comentou que tomará as medidas apropriadas para se defender após rever as reivindicações dos demandantes.

A Toyota expressou seu pesar pelo processo. Disse que planeja montar uma defesa completa, mas se recusou a comentar mais.