Governadora de Tóquio manterá o sistema atual de contagem de casos COVID, por enquanto
A governadora de Tóquio, Koike Yuriko, declarou que, por enquanto, manterá o sistema de contagem de casos de coronavírus chinês da capital.
Koike fez a observação na quinta-feira, um dia depois que o governo do Japão anunciou um plano para revisar seu sistema, exigindo que instituições médicas registrem os nomes das pessoas infectadas, datas de nascimento e outros detalhes.
Ela planeja deixar os governos locais decidirem se devem limitar seus relatórios a grupos específicos, tais como idosos e pessoas em risco de ficarem gravemente doentes.
Um especialista, de um painel encarregado de avaliar a situação da infecção em Tóquio, disse que a revisão poderia impossibilitar a realização de análises epidemiológicas detalhadas e a obtenção de dados importantes que seriam úteis na formulação de políticas.
Ele também disse que os pacientes cujos sintomas são leves no início poderiam ficar graves de repente. Ele disse que se tais pacientes não forem registrados no sistema, seria difícil para as autoridades administrativas intervir e fornecer-lhes tratamento médico.
A Governadora Koike disse que os relatórios dos médicos têm funções importantes, como identificar a condição de cada paciente e o tratamento necessário, bem como as tendências de infecção.
O número de mortes em Tóquio, durante a semana até segunda-feira, atingiu um recorde de 176.
Um painel de especialistas encarregados de avaliar a situação da infecção na capital decidiu mantê-la e ao sistema médico de Tóquio no mais alto nível de alerta.
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
- Festival em Kochi encanta público com lança cerimonial - 13 de fevereiro de 2026 4:08 am
















