Força aérea australiana inicia exercícios multinacionais
A força aérea australiana começou os exercícios multinacionais no norte do país. Dezessete países estão participando do maior exercício militar aéreo de todos os tempos. Japão, Coréia do Sul e Alemanha estão participando pela primeira vez.
Na cerimônia de abertura, em Darwin, no sábado, o Comandante da Força Aérea Australiana, Darren Goldie, deu as boas-vindas à participação de aviões de caça de todo o mundo.
Goldie disse que isto reflete o alcance global da força aérea australiana e seu potencial para cooperar com as contrapartes.
A Força Aérea de Auto-Defesa do Japão enviou aviões de caça F-2 para os exercícios. Espera-se que eles tomem parte em combate, reabastecimento em pleno ar e outros exercícios durante cerca de três semanas.
Tom Corben, um especialista em questões de segurança da região Indo-Pacífico ,no Centro de Estudos dos Estados Unidos, da Universidade de Sydney, disse que a Austrália está tentando construir laços de defesa mais profundos com o maior número possível de países em toda a região.
Ele acrescentou que, em muitos casos, estes laços terão aplicações relevantes para as atividades da China na região.
Corben observou que exercícios militares envolvendo países europeus, provavelmente, fortalecerão a dissuasão contra a crescente assertividade marítima da China.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am