FED, o Banco Central Americano, sugere novos aumentos em sua taxa base de juros
O presidente do Conselho da Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, sugeriu mais aumentos das taxas de juros nos próximos meses, para controlar a inflação mais severa em quatro décadas.
Powell proferiu um discurso na sexta-feira(26), no simpósio econômico anual do Fed em Jackson Hole, no estado americano ocidental de Wyoming. Participaram presidentes de bancos centrais e economistas de outros países importantes.
Powell disse que a economia não funciona para ninguém sem estabilidade de preços. Ele descreveu as medidas para reduzir a inflação como “custos infelizes”, e disse que elas, provavelmente, trarão algum sofrimento às famílias e empresas.
Powell também apontou para a necessidade de uma política restritiva por algum tempo. Ele disse que o tamanho do aumento da taxa será determinado na próxima reunião do Fed, a partir de 20 de setembro.
A Wall Street despencou em resposta. A Média Industrial Dow Jones fechou mais de 1.000 pontos abaixo do que o dia anterior, pela primeira vez em três meses.
Analistas dizem que os investidores esperavam que o Fed avançasse em direção à flexibilização monetária se a inflação pudesse ser rapidamente colocada sob controle.
Em vez disso, as observações de Powell deixaram os mercados se preparando para mais aperto e levantaram preocupações sobre o esfriamento da economia.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am