Exportações de grãos da Ucrânia podem recomeçar nesta segunda-feira (1)
Um alto funcionário turco sugeriu que as exportações de grãos da Ucrânia podem recomeçar nesta segunda-feira (1) a partir de um porto do sul.
O porta-voz presidencial turco, Ibrahim Kalin, disse à mídia local no domingo (31), que o primeiro navio carregando grãos ucranianos pode partir na segunda-feira (1) de manhã. Kalin disse que o carregamento dos navios foi concluído.
A Turquia e as Nações Unidas intermediaram um acordo entre a Ucrânia e a Rússia para reiniciar as exportações de trigo e outros grãos ucranianos através do Mar Negro.
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, instou o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, a cumprir o acordo quando conversaram por telefone na sexta-feira (29).
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, escreveu no Twitter, no domingo, que a colheita da Ucrânia este ano poderia cair pela metade.
Ele disse que o principal objetivo da Ucrânia é evitar uma crise alimentar global causada pela invasão da Rússia.
O Ministério da Defesa da Rússia disse, no domingo, que os ataques aéreos realizados por suas forças destruíram as armas nas regiões ucranianas do sul de Kherson e Mykolaiv.
O prefeito de Mykolaiv disse na mídia social, no mesmo dia, que a região sofreu os piores bombardeios desde que a Rússia começou a invasão da Ucrânia.
Andriy Yermak, o chefe do escritório presidencial da Ucrânia, escreveu na mídia social que um empresário que dirige uma grande empresa de exportação de grãos foi morto em um ataque russo a Mykolaiv.
Enquanto a Rússia continua sua intensa ofensiva e as tropas ucranianas contra-atacam no sul, os analistas estão esperando para ver quando as exportações ucranianas de grãos serão retomadas.
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am
- Oficial chinês diz que sucessor do Dalai Lama tem que ser aprovado por Pequim - 6 de agosto de 2025 1:01 am
- Brasil: Vaza Toga 2 revela força-tarefa ilegal contra presos do 8 de janeiro - 6 de agosto de 2025 12:54 am