Começa a reunião dos Ministros das Relações Exteriores da ASEAN, no Cambodia
Ministros das Relações Exteriores da ASEAN realizarão uma série de reuniões na capital do Cambodia, Phnom Penh, a partir desta quarta-feira (3). Espera-se que os participantes discutam possíveis respostas para a situação em Myanmar.
As conversações, que começarão na quarta-feira, serão a primeira reunião presencial da ASEAN, de seu tipo, em três anos.
Uma minuta de declaração conjunta obtida pela NHK convida a junta militar governante de Myanmar a realizar acordos com a ASEAN, incluindo a cessação imediata da violência.
A ASEAN não convidou o ministro das Relações Exteriores nomeado pelos militares de Myanmar, após críticas internacionais crescentes sobre a execução de quatro pessoas ligadas aos movimentos pró-democracia. Entre os mortos estava um ex-legislador que era uma colaborador próxima da líder de facto, deposta, do país, Aung San Suu Kyi.
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, o Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, e o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, estão entre os que estão programados para participar.
Os participantes também devem discutir questões como as atividades marítimas da China no Mar do Sul da China e a invasão russa da Ucrânia.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















