China realiza exercícios militares em resposta à visita de parlamentares americanos a Taiwan
Os militares chineses anunciaram, nesta segunda-feira, que realizavam exercícios militares nas proximidades de Taiwan.
O anúncio ocorre após um grupo bipartidário de cinco legisladores do Congresso dos EUA, liderados pelo senador Ed Markey, ter chegado a Taiwan no domingo. Um porta-voz do Ministério da Defesa da China disse que os exercícios são uma contra-medida contra a visita.
O Comando do Teatro Oriental dos militares, que cobre o Mar da China Oriental, disse que organizou combate e outros exercícios no mar e no espaço aéreo ao redor de Taiwan.
Acrescentou que os exercícios foram “uma dissuasão severa para os Estados Unidos e Taiwan, continuando a pregar peças políticas e minar a paz e a estabilidade em todo o Estreito de Taiwan”.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, disse aos repórteres que a visita foi feita apesar dos protestos apresentados pela China. Ele disse que é uma violação do “princípio de uma só China” e enviou o sinal errado às forças separatistas para a independência de Taiwan.
Wang pediu aos Estados Unidos que abordassem as questões em torno de Taiwan com cautela e de forma apropriada.
Ele também disse que qualquer tentativa, de um punhado de políticos americanos e das forças independentistas de Taiwan, de desafiar o “princípio de uma só China” falhará.
Os militares chineses também realizaram exercícios de grande escala em torno de Taiwan, incluindo lançamentos de mísseis balísticos, após a visita da Presidente da Câmara dos EUA Nancy Pelosi a Taiwan no início deste mês.
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am
- Playground in Gaza: poesia sonora em tempos de guerra - 4 de agosto de 2025 2:35 am