China pode aumentar pressão militar mesmo após o término dos exercícios
Os militares chineses continuaram seus exercícios em grande escala em torno de Taiwan neste sábado (6).
Crescem as preocupações de que a China possa aumentar sua pressão militar sobre Taiwan, mesmo depois de completar os exercícios atuais nos arredores da ilha.
Os militares chineses iniciaram na quinta-feira exercícios em larga escala, em seis áreas marítimas e no espaço aéreo ao redor de Taiwan, após a visita da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, esta semana. Os oficiais militares disseram que os exercícios terminarão ao meio-dia de domingo, horário local.
O Comando do Teatro Oriental dos militares chineses, que está a cargo do Mar da China Oriental, anunciou no sábado que conduziu exercícios de combate em torno de Taiwan, que simularam ataques a alvos em terra e no mar.
A Televisão Central da China, dirigida pelo Estado, informou sobre exercícios realizados por embarcações navais, usando um vídeo mostrando o que parecia ser território de Taiwan, numa tentativa de destacar que os exercícios estão ocorrendo perto da ilha.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse, no sábado, que tinha confirmado que aviões e navios militares chineses estavam operando no Estreito de Taiwan e nos arredores, com alguns cruzando a linha mediana.
Autoridades do ministério disseram que as forças chinesas haviam realizado um exercício simulando um ataque à ilha principal de Taiwan.
O ministério observou que os militares chineses estabeleceram zonas de exclusão em torno do Estreito de Taiwan para seus exercícios, a fim de impedir a entrada de aeronaves e embarcações nas áreas. Denunciou a iniciativa como uma tentativa unilateral de alterar o status quo.
A população de Taiwan está preocupada que as atividades militares da China, em toda a linha mediana do Estreito de Taiwan, se tornem rotineiras em um esforço para aumentar a pressão sobre os líderes da ilha.
- Seven & i abrirá mil novas lojas de conveniência no Japão - 7 de agosto de 2025 1:59 am
- Cerimônia lembra decolagem de aviões das bombas atômicas nas ilhas Marianas - 7 de agosto de 2025 1:48 am
- Relatório dos EUA estimava 100 mil mortos em Hiroshima depois da bomba atômica - 7 de agosto de 2025 1:38 am