China envia avião tanque YU-20 em patrulha conjunta com a Rússia
A força aérea chinesa divulgou que um novo tipo de avião-tanque conduziu operações de reabastecimento durante uma patrulha aérea conjunta com a Rússia, em maio.
Os oficiais da Força Aérea Popular de Libertação disseram aos repórteres que o avião-tanque YU-20 foi enviado para a patrulha sobre o Mar do Japão e o Mar da China Oriental para reabastecer os caças J-16 chineses.
As autoridades não haviam divulgado, anteriormente, a participação do YU-20 na missão conjunta de maio, que também contou com o bombardeiro H-6K.
A força aérea também divulgou imagens de uma operação de reabastecimento em vôo. Mas não está claro quando e onde foi filmado.
A agência de notícias estatal chinesa, Xinhua, informa que o YU-20 é uma aeronave-tanque de próxima geração e ajudará a reforçar a capacidade da força aérea de lançar operações de longo alcance.
Ohara Bonji, um pesquisador sênior da Fundação de Paz Sasakawa, disse que, com a ajuda de aeronaves de reabastecimento, os aviões de guerra chineses serão capazes de voar uma distância maior e conduzir operações em áreas mais amplas.
O ex-oficial da Força de Autodefesa Marítima Japonesa advertiu que o desenvolvimento poderia representar uma ameaça não só para Taiwan, mas também para o Japão e outros países asiáticos.
- Massacre no Irã deixa mais de 36 mil mortos - 27 de janeiro de 2026 5:11 am
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
















