Zelenskyy visita porto no Mar Negro antes do reinício das exportações de grãos
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, visitou um porto chave no Mar Negro, no sul do país, onde se espera que as exportações de grãos sejam retomadas em breve.
As Nações Unidas e a Turquia intermediaram um acordo entre a Ucrânia e a Rússia, para retomar as exportações de trigo e outros grãos ucranianos.
Um Centro de Coordenação Conjunto foi inaugurado na cidade turca de Istambul na quarta-feira (27), para garantir a passagem segura de navios que transportam grãos ucranianos através do Mar Negro.
A Ucrânia diz que as operações foram retomadas em Odesa e em dois outros portos.
Zelenskyy visitou o porto de Chernomorsk, na região de Odesa, na sexta-feira (29), para ver as tripulações se prepararem para exportar grãos pela primeira vez desde que a Rússia bloqueou os portos do Mar Negro.
Ele disse: “Nosso lado está totalmente preparado”. Ele acrescentou: “Estamos esperando por um sinal das Nações Unidas e da Turquia de que podemos começar”.
Embaixadores dos Estados Unidos e de outros países ocidentais na Ucrânia acompanharam Zelenskyy até o porto para observar a implementação do acordo.
O capitão de um navio de carga, que se espera transportar o primeiro carregamento de grãos ucranianos, falou com a mídia turca na sexta-feira (29).
Ele disse que sua tripulação começou a carregar grãos na sexta-feira (29), de manhã, e que terminaria o trabalho ao meio-dia do domingo. Ele disse que o navio então seguirá para Istambul.
Enquanto isso, as forças russas continuam os ataques contra as regiões leste e sul da Ucrânia.
O governador da região de Donetsk, no leste da Ucrânia, disse na sexta-feira que a cidade de Bakhmut foi fortemente bombardeada.
Ele disse que quatro pessoas foram mortas, outras cinco ficaram feridas e que mais de 30 residências e um jardim-de-infância foram danificados.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

