Ucranianos navegam na incerteza sobre as exportações de grãos
Os líderes ucranianos esperam retomar as exportações, dentro de dias, de milhões de toneladas de grãos presos no porto devido à invasão russa. Um Centro de Coordenação Conjunto será aberto em Istambul na quarta-feira (27), para monitorar os embarques.
Negociadores da Ucrânia e da Rússia chegaram a um acordo na sexta-feira (22), que foi mediado por diplomatas das Nações Unidas e da Turquia. A esperança é que as remessas sejam capazes de alcançar os mercados globais, evitar a fome e estabilizar os preços dos alimentos.
As autoridades ucranianas enviarão um navio do governo para liderar um navio de carga em torno das minas no Mar Negro. “O que estamos tentando fazer é apenas garantir que haja segurança suficiente, tanto com esses navios para viajar quanto para incentivar outros navios”, disse Farhan Haq, o porta-voz adjunto do Secretário Geral das Nações Unidas.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse esperar que os russos e os ucranianos mantenham suas partes do acordo. Ele se reunirá na próxima semana com o presidente russo, Vladimir Putin.
Mas as forças russas já colocaram o acordo em dúvida. Eles já haviam atingido o porto de Odesa no sábado (23), em um ataque com mísseis. Na terça-feira (26), eles atingiram mais alvos na região de Odesa e na região de Mykolaiv.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que as forças russas têm que ser responsabilizadas.
- Limpeza anual reúne centenas em templos de Kyoto - 21 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Coreia do Norte critica Japão por comentário sobre armas nucleares - 21 de dezembro de 2025 10:34 pm
- Mercado matinal de Aomori volta a receber público após alerta sísmico - 21 de dezembro de 2025 10:28 pm
















