Túneis subterrâneos históricos de Odessa estão sendo utilizados como abrigos antiaéreos
Os residentes de Odessa estão se preparando para utilizar os extensos túneis subterrâneos da cidade portuária do sul da Ucrânia como abrigos após a invasão russa do país.
A enorme rede de túneis, conhecida como Catacumbas de Odessa, foi construída no século XIX para servir pedreiras de calcário.
Os cidadãos usaram os túneis durante a Segunda Guerra Mundial como uma fortaleza de seu movimento de resistência contra a invasão da Alemanha nazista. Após a guerra, acredita-se que a antiga agência de inteligência da União Soviética os utilizou. Parte da estrutura tem sido mantida como uma atração turística nos últimos anos.
Os residentes de Odessa começaram a usar os túneis como abrigos novamente desde o início da invasão russa em fevereiro.
Várias dezenas de famílias já evacuaram para uma seção a cerca de 20 metros abaixo do solo. A data “1 de março de 2022” está escrita em uma parede, indicando quando alguém se refugiou.
Os cidadãos estão trazendo água, comida, cadeiras, colchões e outros suprimentos para os túneis. Os voluntários estão instalando iluminação elétrica.
Um voluntário disse que espera angariar doações para comprar geradores para melhorar o ambiente de vida. Ele acrescentou que todos estão tentando fazer o que podem.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am