Russos deixarão a Estação Espacial Internacional
Os astronautas da Rússia e dos EUA trabalham juntos há décadas, para construir e operar a Estação Espacial Internacional. Na terça-feira (26), o chefe da agência espacial russa disse que seu lado estava planejando retirar-se.
Os russos e americanos começaram a construir a Estação Espacial Internacional – ISS, em 1998. Eles passaram anos montando as peças. Colaboraram com astronautas do Japão, Canadá e com a Agência Espacial Européia.
O CEO da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Borisov, disse que as autoridades russas planejam abandonar a estação em 2024 e depois construir a sua própria. “Operamos dentro de uma estrutura de cooperação na Estação Espacial Internacional. Sem dúvida, cumpriremos todas as nossas obrigações para com nossos parceiros”, disse Borisov.
As autoridades da NASA se comprometeram a operar a ISS até 2030. Mas eles disseram que não tinham ouvido nada oficial. “Queremos continuar juntos, como uma parceria, para continuar operando a estação espacial durante toda a década”, disse Robyn Gatens, o diretor da Estação Espacial Internacional da NASA.
Oficiais do Departamento de Estado citaram o que está acontecendo na Ucrânia. “A invasão russa da Ucrânia, obviamente, mudou nosso relacionamento fundamentalmente”, disse Ned Price, o porta-voz do departamento.
Três russos, três americanos e um italiano estão a bordo da estação.
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am
- Premiê do Japão pede clareza em negociações tarifárias - 10 de agosto de 2025 2:49 am