Rishi Sunak vence a segunda rodada da corrida pela liderança dos Conservadores no Reino Unido
Cinco competidores na corrida pela liderança do Partido Conservador do Reino Unido, no poder, conseguiram passar no segundo turno do concurso, com o ex-ministro das finanças, Rishi Sunak, garantindo o maior número de votos.
O partido começou a disputa depois que o primeiro-ministro, Boris Johnson, anunciou, no início deste mês, que renunciaria ao cargo de líder do partido. Espera-se que ele permaneça como primeiro-ministro até que seu sucessor seja escolhido.
O segundo turno da disputa aconteceu na quinta-feira (14), com os membros da câmara baixa do partido elegíveis para votar.
Sunak obteve 101 terminando em primeiro lugar no primeiro turno.
A ministra junior do comércio, Penny Mordaunt, ficou em segundo lugar com 83 votos, seguida pela ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, com 64.
O ex-ministro de igualdade, Kemi Badenoch, obteve 49 votos, enquanto o presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns, Tom Tugendhat, obteve 32.
A Procuradora-Geral, Suella Braverman, obteve o menor número de votos, 27, e foi eliminada.
O terceiro turno do concurso será realizado na segunda-feira (18). O candidato com o menor número de votos será eliminado. Mais rodadas continuarão até que o campo seja reduzido aos dois últimos, provavelmente até meados da próxima semana.
O novo líder conservador será eleito dentre esses dois pelos membros do partido em todo o país, e anunciado em 5 de setembro.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
















