Presidente das Filipinas diz procurará resolver disputas através do diálogo
O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., expressou sua determinação em resolver questões com potências estrangeiras através do diálogo. Mas ele não mencionou a China, sobre reivindicações territoriais no Mar do Sul da China.
Marcos proferiu seu primeiro discurso sobre o Estado da Nação no Congresso na segunda-feira (25). Ele tomou posse no final do mês passado.
Marcos disse: “Não irei presidir nenhum processo que abandonará, nem mesmo um centímetro quadrado de território” das Filipinas a qualquer potência estrangeira.
Marcos disse, anteriormente, que protegerá a soberania de seu país invocando uma decisão do tribunal de arbitragem de 2016 que indeferiu a maioria das reivindicações da China nas águas.
Ele disse que as Filipinas “serão um bom vizinho – sempre procurando maneiras de colaborar e cooperar com o objetivo final de resultados mutuamente benéficos”.
O presidente também disse que, se as Filipinas discordarem dos vizinhos, o país conversará com eles até que surja um consenso.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















