Prefeito aceita a instalação de drones militares americanos na base das Forças de Auto-Defesa de Kanoya
O prefeito de Kanoya, no sul do Japão, afirma ter decidido aceitar a instalação de aeronaves militares americanas não tripuladas em uma base das Forças de Autodefesa em sua cidade.
Os governos japonês e americano planejam implantar oito aeronaves MQ-9 na base aérea de Kanoya na Prefeitura de Kagoshima este mês, para intensificar a vigilância das crescentes atividades marítimas da China.
Oficiais de defesa japoneses dizem que até cerca de 200 militares dos EUA serão destacados para o destacamento.
Os residentes que vivem perto da base expressaram preocupação com possíveis acidentes ou outros incidentes envolvendo as aeronaves não tripuladas.
O prefeito, Nakanishi Shigeru, disse à assembléia da cidade na segunda-feira (11), que o Ministério da Defesa japonês apresentou medidas para lidar com as preocupações. Ele disse que havia pouca escolha, a não ser aceitar o posicionamento.
A cidade planeja assinar um acordo para buscar garantias do governo central de que será responsável pelas medidas de segurança e planos de desenvolvimento local.
O prefeito disse aos repórteres que a decisão era difícil, mas que ele tomou depois de pensar seriamente. Ele disse que pediu às autoridades regionais de defesa que tomassem medidas concretas para aliviar a ansiedade dos cidadãos.
Disse também que a cidade espera coordenar com os militares americanos através do Ministério da Defesa do Japão para garantir a segurança e a proteção de Kanoya.
O prefeito planeja encontrar-se com os residentes na terça (12) e quarta-feira (13), para informá-los sobre sua decisão.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am