Porta-voz do Kremlin critica o Japão por sua postura “muito hostil”
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, criticou o Japão, dizendo que o país está assumindo uma posição “muito pouco amistosa” em relação à Rússia.
Ele falou aos repórteres na quarta-feira (6), sobre o projeto de desenvolvimento de petróleo e gás natural Sakhalin-2, no Extremo Oriente da Rússia.
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto na semana passada para substituir o operador do projeto por uma nova empresa russa. As empresas japonesas fizeram investimentos no projeto.
Perguntado sobre o impacto do decreto no lado japonês, Peskov disse não poder responder à pergunta por enquanto, e nenhuma decisão abrangente foi tomada sobre o assunto.
O porta-voz do Kremlin disse que o Japão está assumindo uma posição “muito hostil” em relação à Rússia e tal postura não ajuda a construir relações sobre o comércio e a economia, incluindo o diálogo sobre energia.
Na terça-feira (5), o ex-presidente russo Dmitry Medvedev e o secretário do Conselho de Segurança Nikolai Patrushev, que é colaborador próximo de Putin, também fizeram comentários críticos sobre o Japão, já que o país se uniu às nações ocidentais para impor sanções econômicas à Rússia pela invasão da Ucrânia.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am