Pesquisadores identificam a causa da recorrência do câncer colorretal
Um grupo de pesquisadores no Japão informa que determinou a recorrência do câncer colorretal em pacientes que se submeteram à quimioterapia.
O estudo, relatado na revista Nature, está levantando esperanças de que novas terapias serão capazes de prevenir a recorrência de um dos tipos mais comuns de câncer.
O Professor da Universidade Keio, Sato Toshiro, e seus colegas produziram artificialmente um pequeno grupo de células de câncer colorretal utilizando tecidos de pacientes.
Os pesquisadores implantaram os aglomerados em ratos. Em seguida, eles monitoraram as células-tronco cancerígenas que foram tingidas com marcadores fluorescentes.
Os resultados mostraram que, quando os ratos foram injetados com medicamentos de quimioterapia, algumas das células-tronco cancerígenas escaparam do medicamento ao se prenderem à membrana que reveste o cólon e ficaram adormecidas.
Uma vez terminada a quimioterapia, o grupo descobriu que as células-tronco adormecidas começaram a se multiplicar novamente. Uma molécula chamada YAP serviu como gatilho que fez com que as células-tronco saíssem do estado latente.
Os pesquisadores acreditam que inibir a molécula YAP poderia impedir o retorno do câncer colorretal em pacientes pós-quimioterapia.
O professor Sato diz que um mecanismo similar poderia explicar como outros tipos de câncer reaparecem. Ele disse que seu grupo continuará a se engajar na pesquisa, para que novos medicamentos possam ser desenvolvidos.
- Galeria dos Painéis de Hiroshima fecha para reforma - 30 de setembro de 2025 3:38 am
- EUA indicam apoio a ataques ucranianos em território russo - 30 de setembro de 2025 3:21 am
- Venda de carros elétricos dispara nos EUA com fim de crédito - 30 de setembro de 2025 3:12 am