Partido Liberal Democrático de Kishida obtém ampla maioria
A coalizão governista do Japão obteve uma vitória esmagadora nas eleições de domingo (11), na Câmara Alta.
O Partido Liberal Democrático – PLD, conseguiu ganhar mais da metade dos assentos abertos, sem a ajuda de seu parceiro de coalizão, Komeito.
O primeiro-ministro Kishida Fumio, no domingo (10) à noite, disse que estava grato pelo resultado. Ele prometeu abordar as maiores questões enfrentadas pela nação, incluindo a pandemia, a invasão russa da Ucrânia e o aumento do custo de vida. Ele prometeu reviver a economia japonesa.
A principal força da oposição, o Partido Democrático Constitucional, perdeu assentos na Câmara Alta sob seu novo líder, Izumi Kenta. Ele disse: “Com os índices de aprovação do nosso partido ainda baixos, precisamos trabalhar em nós mesmos e restaurar o apoio”.
A coalizão governista e dois outros partidos, Nippon Ishin Japan Innovation Party e o Partido Democrata para o Povo, apoiam a emenda da Constituição.
Juntos, eles agora controlam mais de dois terços das cadeiras da câmara.
Uma maioria de dois terços é necessária, em ambas as casas da Dieta, para realizar um referendo nacional sobre uma proposta de emenda constitucional. O PLD acredita que a Constituição de 1947, que nunca foi emendada, deve ser revisada para se adequar aos tempos.
A eleição foi realizada apenas dois dias depois que o ex-Primeiro Ministro, Abe Shinzo, foi assassinado durante um evento de campanha na sexta-feira (8). Kishida considerou o ato um violento desafio à democracia do Japão.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm

