Ministros das Relações Exteriores do G20 reúnem-se em Bali para conversações, ofuscadas pelo conflito na Ucrânia
Os ministros das Relações Exteriores do G20 se reuniram na Indonésia para discutir questões como a segurança alimentar global e o aumento dos preços da energia, em uma reunião ofuscada pela invasão russa da Ucrânia.
É a primeira reunião dos ministros das relações exteriores do G20 desde o início do conflito. As discussões estão previstas para começar na ilha de Bali nesta sexta-feira (8).
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, provavelmente argumentará que a invasão viola claramente o direito internacional. Espera-se que ele reitere a importância do Estado de Direito, da soberania e da integridade territorial.
Hayashi também deverá se reunir aos diplomatas do G7 e de outras nações para afirmar que a Rússia é, em grande parte, culpada pela atual crise alimentar global.
Espera-se que eles declarem que a Ucrânia foi incapaz de exportar grãos devido à invasão. O país é um dos maiores exportadores de trigo, milho e outros grãos do mundo.
É provável que a Hayashi também destaque a necessidade de cooperação internacional para enfrentar os desafios globais.
Espera-se que ele exponha os esforços do Japão nesse sentido, tais como fornecer cerca de 200 milhões de dólares de ajuda alimentar à Ucrânia, ao Oriente Médio e à África, bem como facilitar um maior uso de energia renovável nas nações em desenvolvimento.
Hayashi e outros diplomatas do G7 estiveram ausentes do jantar de boas-vindas oferecido pelo governo indonésio na quinta-feira (7).
Autoridades do governo japonês dizem que os diplomatas do G7 concordaram em não comparecer à recepção após decidirem que seria inapropriado para eles participar de um evento social no qual o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, estaria presente.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















