Ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul se esforça para restaurar a confiança com o Japão
O Ministro das Relações Exteriores sul-coreano, Park Jin, ressaltou o compromisso de Seul de restaurar a confiança mútua com o Japão.
Park falou com repórteres em Seul na quinta-feira (21), após informar o presidente, Yoon Suk-yeol, sobre sua visita a Tóquio no início desta semana.
Os detalhes de seu briefing ainda não estão claros. Mas Park enfatizou aos repórteres que Seul trabalhará para trazer uma solução racional e antecipada para as diferenças entre o Japão e a Coréia do Sul, e para restaurar a confiança mútua.
Durante uma reunião, na segunda-feira (18), com o Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, Park concordou que Seul trabalhará para uma solução desejável para a questão das ações judiciais movidas contra empresas japonesas durante a guerra.
Park observou que isto seria feito antes que os bens apreendidos das empresas fossem liquidados para compensar os demandantes sul-coreanos nas ações judiciais.
Os tribunais sul-coreanos ordenaram que as empresas pagassem indenização às pessoas que dizem ter sido forçadas a trabalhar para as empresas durante a Segunda Guerra Mundial.
O governo japonês diz que qualquer direito a reclamações foi resolvido completa e finalmente em 1965, quando o Japão e a Coréia do Sul normalizaram os laços diplomáticos.
Os membros do grupo cívico e outros realizaram uma manifestação na Coréia do Sul, na quinta-feira (21). Eles disseram que as empresas japonesas deveriam pedir desculpas e pagar indenizações. Eles também acusaram o governo sul-coreano de ser fraco em sua posição em relação ao Japão.
O governo sul-coreano criou um órgão consultivo público-privado no início deste mês para discutir o assunto.
Espera-se que o governo japonês monitore, cautelosamente, se Seul será capaz de alcançar uma solução aceitável antes que os ativos das empresas sejam vendidos.
- Galeria dos Painéis de Hiroshima fecha para reforma - 30 de setembro de 2025 3:38 am
- EUA indicam apoio a ataques ucranianos em território russo - 30 de setembro de 2025 3:21 am
- Venda de carros elétricos dispara nos EUA com fim de crédito - 30 de setembro de 2025 3:12 am