Ministro das Relações Exteriores da China pede por uma “era de ouro” nas relações com as Filipinas
O Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, disse ao Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., que a China quer expandir a cooperação para inaugurar uma nova “era de ouro” nos laços entre os dois países.
Wang se reuniu com Marcos nas Filipinas na quarta-feira (6), antes de uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 na Indonésia.
O Ministério das Relações Exteriores da China diz que Wang também disse que Pequim espera acelerar a cooperação em uma série de áreas, incluindo agricultura, infraestrutura e energia, que Marcos defende como campos-chave em suas políticas.
Quanto às disputas sobre o Mar do Sul da China, Wang disse que os dois países deveriam fortalecer o diálogo e tratar o assunto adequadamente.
Após as conversações, Marcos foi ao Twitter, dizendo que ele e Wang discutiram “agricultura, infra-estrutura, energia e nosso compromisso de manter a forte relação entre nossos povos”.
O vice-presidente chinês Wang Qishan participou da cerimônia de posse de Marcos em 30 de junho. A série de aberturas da China nas Filipinas ocorre quando os EUA também estão buscando melhores laços com o país.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am