Japão reduzirá o período de isolamento das pessoas expostas ao coronavírus chinês
O governo do Japão decidiu reduzir o período de isolamento das pessoas que entram em contato próximo com os infectados com o coronavírus chinês.
A decisão tomada nesta sexta-feira (22), tem como objetivo manter as atividades sociais e econômicas em funcionamento, em meio ao rápido aumento das infecções em todo o país.
O primeiro ministro, Kishida Fumio, discutiu a resposta do governo com o ministro da saúde, Goto Shigeyuki, e o ministro responsável pelas medidas do coronavírus coronavírus, Yamagiwa Daishiro.
Eles concordaram que a partir de 22 de julho, contatos próximos podem terminar seu auto-isolamento em cinco dias, em vez de sete, em princípio, ou mesmo no terceiro dia, se os testes de antígenos apresentarem resultado negativo naquele dia e no dia anterior.
O governo também ajudará as clínicas distribuindo kits de testes de antígenos para pessoas com sintomas, para uso prévio, para aliviar a carga maciça de serviços ambulatoriais.
Serão tomadas providências para permitir que as pessoas que testarem positivo em casa entrem em contato com as secretarias municipais atendidas por médicos, e tenham suas condições de saúde monitoradas.
A assistência financeira do governo a instituições médicas será estendida até o final de setembro para programas que expiram este mês.
O Ministro da Saúde, Goto, disse aos repórteres que os preparativos serão feitos com vistas à entrega de uma vacina específica contra Omicron ao público, começando já no próximo outono.
A vacina, agora em desenvolvimento, é baseada nas vacinas existentes, mas será modificada para ser mais eficaz contra a variante Omicron.
Goto disse que o governo fará de tudo para proteger os idosos que estão em maior risco de adoecer gravemente, enquanto mantém a sociedade e a economia abertas tanto quanto possível.
Ele lembrou ao público de seguir medidas básicas antiinfecção – como usar máscaras adequadamente, lavar as mãos, garantir a ventilação e evitar ambientes fechados e lotados.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















