Japão está passando por uma nova onda de infecções do coronavírus chinês, diz líder do painel de especialistas
O líder do painel consultivo do governo japonês sobre o coronavírus chinês sugeriu que o Japão entrou em uma sétima onda de infecções por COVID-19.
Omi Shigeru e outros especialistas em doenças infecciosas reuniram-se com o primeiro-ministro, Kishida Fumio, na segunda-feira (11).
Falando aos repórteres após a reunião, Omi disse que eles explicaram a Kishida que o aumento do número de casos em andamento poderia ser atribuído, em parte, à propagação da subvariante BA.5 da Omicron, que se acredita ser mais transmissível do que as cepas anteriores.
Eles também apontaram outros fatores, incluindo o enfraquecimento da imunidade proporcionada pelas vacinações decorrentes do longo período de tempo desde a última dose da maioria das pessoas.
Omi disse que os especialistas pediram a Kishida que assegurasse que os governos central e local colocassem em prática os preparativos para oferecer os cuidados médicos, testes e vacinações que provavelmente seriam necessários.
Eles também pediram que o governo pedisse às pessoas que seguissem medidas anti-vírus básicas.
Omi disse aos repórteres que, embora acredite que o Japão esteja, agora, passando por uma nova onda de infecções, ele não está pedindo a introdução de restrições, tais como medidas de quase-emergência, no momento.
Ele sugeriu que seria possível superar o atual surto através de testes, vacinações e implementação completa de medidas preventivas básicas.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am