Japão e EUA realizam conversações sobre segurança econômica
O Japão e os Estados Unidos esperam solidificar e estreitar os laços em um mundo instável. Seus principais diplomatas e chefes econômicos se reuniram em Washington para as primeiras conversações “dois mais dois” de seu tipo.
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, e o Ministro da Economia, Hagiuda Koichi, se encontraram com o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e com a Secretária de Comércio, Gina Raimondo, na sexta-feira (29).
Eles concordaram em salvaguardar os recursos energéticos e o desenvolvimento de tecnologias e infra-estrutura críticas, aparentemente, em resposta às ameaças colocadas pela China e pela Rússia.
Uma declaração conjunta diz que o Japão e os Estados Unidos trabalharão para fortalecer as cadeias de fornecimento de semicondutores, que são um item estratégico fundamental em termos de segurança econômica.
O Japão está cada vez mais preocupado com a segurança do gás natural liquefeito na sequência da invasão russa da Ucrânia.
A declaração diz que o Japão saúda o aumento da produção de petróleo e gás xistoso dos Estados Unidos para estabilizar os mercados globais de energia.
Os dois lados também confirmaram que irão colaborar no desenvolvimento de tecnologias críticas e emergentes, como as redes 5G.
Em uma conferência de imprensa, após a reunião, Hayashi disse que eles “discutiram uma grande variedade de questões, incluindo as políticas econômicas dos respectivos países, a segurança econômica e o estabelecimento de uma ordem econômica regional”.
Hagiuda descreveu as políticas externa, de segurança e econômica como “inseparáveis”. Ele também disse que a reunião envia uma mensagem unificada para o mundo.
Blinken descreveu as conversações como “produtivas” e “substantivas”, acrescentando que elas estavam “diretamente ligadas a questões que importam na vida de nosso povo e em seu futuro”.
Raimondo disse que os dois lados tiveram uma excelente discussão sobre como colaborar, especialmente em relação aos semicondutores avançados.
O Japão e os Estados Unidos planejam realizar conversações vice-ministeriais até o final do ano, e continuar as reuniões ministeriais anualmente.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

