Japão e Coréia do Sul concordam em buscar uma solução rápida para a questão do trabalho no tempo de guerra
Os ministros das Relações Exteriores do Japão e da Coréia do Sul concordaram em trabalhar para uma resolução rápida da questão do trabalho no tempo de guerra.
Hayashi Yoshimasa e seu colega sul-coreano Park Jin se encontraram em Tóquio na segunda-feira (18).
Esta é a primeira vez em cerca de três anos, que um ministro sul-coreano das Relações Exteriores visita o Japão. A reunião durou mais de duas horas e meia.
Park ofereceu condolências em relação ao ex-Primeiro Ministro, Abe Shinzo, que foi assassinado enquanto fazia um discurso de campanha eleitoral este mês. Hayashi expressou gratidão em troca.
Hayashi reiterou que é necessário resolver assuntos preocupantes para os dois países, como o trabalho em tempos de guerra e aquelas referidas como mulheres de conforto, para desenvolver relações bilaterais.
Sobre a questão do trabalho em tempo de guerra, Park expressou a intenção de trabalhar em uma solução desejável antes que os bens apreendidos de empresas japonesas sejam liquidados.
Os tribunais sul-coreanos ordenaram que as empresas japonesas pagassem indenização aos demandantes sul-coreanos, que dizem que eles ou seus parentes foram forçados a trabalhar para as empresas durante a Segunda Guerra Mundial.
Estão em andamento processos judiciais na Coréia do Sul para liquidar os bens apreendidos das empresas.
Os dois ministros também concordaram em denunciar a invasão russa da Ucrânia e trabalhar mais de perto para resolver questões envolvendo a Coréia do Norte.
Park ficará no Japão até quarta-feira (20). Oficiais dos dois países estão organizando uma reunião entre ele e o primeiro-ministro, Kishida Fumio.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am