Japão e Austrália assinam Tratado de Cooperação em Defesa
Representantes diplomáticos de alto nível do Japão e da Austrália concordaram em continuar impulsionando sua cooperação em segurança e defesa para concretizar uma região Indo-Pacífico livre e aberta.
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, e sua colega australiana, Penny Wong, se encontraram na quinta-feira (7), na Indonésia, onde viajaram para participar de uma reunião do G20.
Hayashi disse querer trabalhar de perto com a Austrália em meio ao ambiente de segurança cada vez mais grave na região Indo-Pacífico. A China tem intensificado sua assertividade marítima nas águas da região.
Os ministros concordaram sobre a importância de colaborar com países europeus para lidar com o impacto que a invasão russa da Ucrânia terá sobre o Indo-Pacífico.
Hayashi também se reuniu, separadamente, com o Ministro das Relações Exteriores holandês, Wopke Hoekstra.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse que os dois concordaram que a invasão da Rússia é um “ato ultrajante que abala a fundação da ordem internacional” não só na Europa, mas também na Ásia. Eles também concordaram que tentativas unilaterais de mudar o “status quo” pela força são inaceitáveis em qualquer parte do mundo.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















