Governo japonês apoiará o desenvolvimento de vacinas para 8 tipos de doenças infecciosas
O Ministério da Saúde do Japão decidiu apoiar o desenvolvimento nacional de vacinas para oito tipos de doenças infecciosas, para evitar uma carência como a experimentada durante a pandemia do coronavírus chinês.
O Japão, em algum momento, teve uma séria escassez de vacinas contra o coronavírus chinês, porque as empresas farmacêuticas nacionais não foram tão bem sucedidas quanto as do exterior em desenvolvê-las.
Na quarta-feira (6), o ministério conferenciou, com um painel de especialistas, o plano do governo de apoiar o desenvolvimento nacional de vacinas para doenças altamente transmissíveis entre humanos, mas que carecem de vacinas eficazes.
Além da gripe H1N1 e do coronavírus chinês, o ministério espera preparar vacinas para a varíola dos macacos, que está se espalhando, principalmente, na Europa e na América do Norte, a febre Zika, que supostamente desencadeia microcefalia, e outras quatro doenças infecciosas. O painel aprovou o plano.
O ministério convidará empresas farmacêuticas e instituições de pesquisa a realizar projetos de desenvolvimento.
Os projetos serão financiados pelo Centro Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas Avançadas Biomédicas para Preparação e Resposta, que o governo criou em março deste ano.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am