Forças russas continuam a atacar o leste da Ucrânia
O exército russo diz ter cercado completamente a cidade ucraniana oriental de Lyscychansk, o último reduto da Ucrânia na região de Luhansk.
Mas os oficiais ucranianos negam a afirmação, dizendo que a luta pela cidade ainda está em curso.
A Rússia enviou suas tropas ao redor de Lysychansk para assumir o controle total desta região mais oriental.
Separatistas pró-russos disseram à mídia russa no sábado (2), que as forças aliadas tinham cercado completamente Lyscychansk, e que os ucranianos não podem mais escapar dali.
Um porta-voz ucraniano negou a afirmação, dizendo à mídia local que a cidade ainda não havia caído nas mãos das forças russas, e que batalhas ferozes estão em andamento. O Ministério da Defesa da Rússia anunciou no sábado (2), que seus ataques com mísseis tinham destruído postos de comando, depósitos de munição e armas das forças ucranianas nas regiões leste e sul de Donetsk, Zaporizhzhia e Mykolaiv.
Os analistas britânicos da defesa criticaram Moscou por utilizar mísseis que não são otimizados para atingir alvos terrestres com precisão.
Eles dizem que isso é, provavelmente, devido à diminuição dos estoques de armas modernas. Eles advertem que o número de vítimas civis pode aumentar.
Enquanto isso, o Ministério da Defesa russo também disse que o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas russas, Valery Gerasimov, visitou os soldados na linha de frente. As fotos mostram Gerasimov sendo informado por oficiais comandantes. Mas o ministério não revelou quais locais ele visitou.
Isto se seguiu a movimentos similares do Ministro da Defesa, Sergei Shoigu, que na semana passada inspecionou unidades de tropas russas envolvidas na Ucrânia.
Moscou parece estar tentando elevar o moral de seus soldados com as visitas dos comandantes militares de primeira linha.
- Nagasaki lembra 80 anos da bomba atômica - 9 de agosto de 2025 6:30 am
- Festival das Lanternas ilumina noites de verão em Kamakura - 9 de agosto de 2025 3:37 am
- Catálogo russo exibe crianças ucranianas para adoção coerciva - 9 de agosto de 2025 3:05 am