25 C
Kóka
sábado, 21 junho, 2025 2:25: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Erupção do monte Sakurajima aumenta o nível de alerta para 5

A Agência Meteorológica do Japão informa que uma erupção vulcânica ocorreu no Monte Sakurajima, no sudoeste da Prefeitura de Kagoshima, no domingo (24), à noite.

Erupção do monte Sakurajima aumenta o nível de alerta para 5

A Agência Meteorológica do Japão informa que uma erupção vulcânica ocorreu no Monte Sakurajima, no sudoeste da Prefeitura de Kagoshima, no domingo (24), à noite.

A agência estima que as erupções maciças iminentes do vulcão são improváveis.

Ainda assim, a agência elevou seu nível de alerta para o nível mais alto, de 5. Ela foi aplicada em Sakurajima pela primeira vez desde que o sistema foi introduzido em 2007.

As autoridades confirmaram uma erupção, logo após as 20h de domingo (24), à noite, que expulsou grandes rochas vulcânicas a uma distância de 2,5 quilômetros.

Os funcionários da cidade de Kagoshima emitiram uma ordem de evacuação para residentes nas cidades de Arimura e Furusato, com uma população de 51 pessoas em 33 residências.

Oficiais da Agência Meteorológica dizem que mais grandes rochas vulcânicas poderiam cair em partes da cidade de Kagoshima no raio de 3 quilômetros das duas crateras.

Eles também dizem que as pessoas deveriam estar em alerta para fluxos piroclásticos dentro de um raio de cerca de 2 quilômetros.

Um funcionário da agência disse, em uma entrevista coletiva, que “as atividades vulcânicas de Sakurajima estão se tornando intensas. As pessoas, em áreas residenciais, devem estar em alerta máximo para grandes rochas vulcânicas que caem nas proximidades”.

Enquanto isso, as pessoas nessas áreas começaram a evacuar. Uma mulher disse à NHK que ela mesma não ouviu a erupção e se sentiu um pouco assustada.

Dois cenários foram preparados para elevar o nível de alerta para 5, em Sakurajima. Uma era uma erupção em grande escala que afetaria amplas áreas ao redor do vulcão.

A Agência Meteorológica usou como referência uma erupção, acompanhada de terremotos, ocorridos em 1914, matando 58 pessoas.

O outro cenário foi uma erupção que não é tão grande, mas que tem mais atividade vulcânica do que o normal.

A agência fez sua previsão com base em uma análise da sismicidade, movimento da crosta e outros dados após a erupção do domingo. A agência não está esperando que o vulcão Sakurajima cause erupções iminentes em larga escala.

Foi criada uma força-tarefa no gabinete do primeiro-ministro.

O vice-secretário de gabinete, Isozaki Yoshihiko, disse aos repórteres no domingo à noite que até o momento não houve relatos de danos. Ele pediu às pessoas que viviam perto do vulcão que se mantivessem informadas através de vários meios de comunicação.

 

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img