Dois terços dos evacuados ucranianos no Japão desejam ficar por mais algum tempo
Uma pesquisa mostra que cerca de dois terços dos ucranianos que evacuaram para o Japão, após a invasão russa de seu país, esperam ficar por mais algum tempo no país.
A Fundação Nippon tem fornecido apoio financeiro aos ucranianos evacuados, sob a forma de despesas de viagem e moradia.
A organização solicitou a opinião deles sobre a assistência prestada até agora, bem como sobre a vida no Japão. Ela compartilhou as respostas de 260 dos evacuados em uma conferência de imprensa na sexta-feira (29).
Perguntados se eles querem voltar à Ucrânia, 65% dos entrevistados disseram que esperam permanecer no Japão por mais algum tempo, até que a situação na Ucrânia se acalme.
25% disseram que querem tomar uma decisão, com base em suas circunstâncias no Japão, enquanto 2% disseram que querem voltar para casa em breve.
Questionados sobre que áreas de assistência é insuficiente, 38% destacaram oportunidades de emprego e treinamento, 26% citaram aulas de língua japonesa e 22% mencionaram assistência médica.
Perguntados sobre o mal-estar e os problemas que enfrentam vivendo no Japão, 26% disseram que às vezes têm dificuldade para dormir, e 25% disseram que se sentem sozinhos.
Nataliia Muliavka, que veio ao Japão em março com suas filhas de 6 e 3 anos, também participou da conferência de imprensa.
Ela disse que as crianças freqüentam a escola e a creche, mas estão passando por momentos difíceis, pois não falam japonês e não conhecem ninguém.
Nataliia espera que ela e seus filhos sejam capazes de fazer amigos comunicando-se com os outros por meio de gestos. Ela pediu que lhe fosse dado mais apoio.
A Fundação Nippon diz que duplicará o número de pessoas elegíveis para despesas de subsistência para 2.000 das atuais 1.000.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















