Dois navios chineses invadem águas territoriais japonesas ao largo das Ilhas Senkaku
Autoridades da Guarda Costeira do Japão informam que dois navios do governo chinês invadiram águas territoriais do Japão ao largo das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.
Os oficiais dizem que os navios entraram nas águas da Ilha Uotsuri por volta das 4h30 da manhã de terça-feira (5), e, aparentemente, tentaram se aproximar de um barco de pesca japonês operando na área.
As autoridades dizem que a partir das 4:50 da manhã, os navios chineses estavam navegando em águas japonesas cerca de 19 a 21 quilômetros a sudoeste da Ilha de Uotsuri. Eles dizem que as embarcações parecem estar fazendo vigilância sobre o barco de pesca japonês.
Navios de patrulha japoneses estão navegando perto do barco de pesca para garantir sua segurança e avisar as embarcações chinesas para deixarem imediatamente as águas territoriais do Japão.
Esta é a 12ª vez este ano que os navios do governo chinês são avistados invadindo águas japonesas ao largo das ilhas. O último incidente ocorreu no dia 23 de junho.
O Japão controla as ilhas Senkaku. O governo japonês afirma que as ilhas são uma parte inerente do território do país. A China e Taiwan reivindicam-nas.
- Beckside of Richness revela força poética em “Made of Stone” - 29 de setembro de 2025 1:34 am
- Eleições na Moldova ocorrem com calma e alta participação apesar da campanha de desinformação por parte da Rússia - 29 de setembro de 2025 12:10 am
- Rússia lança ataque aéreo em larga escala contra a Ucrânia - 29 de setembro de 2025 12:08 am