Diplomatas americanos definem o legado da Abe
Os diplomatas americanos que conheceram o ex-primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, lembraram-se dele por sua liderança e por fomentar relacionamentos. Abe foi baleado e morto na sexta-feira (8), enquanto fazia um discurso de campanha em Nara, Japão.
Henry Kissinger serviu como Secretário de Estado e Conselheiro de Segurança Nacional sob os ex-presidentes Richard Nixon e Gerald Ford. Ele encontrou-se com Abe em várias ocasiões quando quando o mesmo foi Primeiro Ministro. Ele prestou homenagem na segunda-feira (11), no consulado japonês em Nova York.
Kissinger disse que Abe construiu o Japão como um “aliado indispensável” e um “pilar essencial da estrutura da Ásia”.
Daniel Russel ajudou a formular a estratégia para a região Ásia-Pacífico durante a administração do ex-presidente Barack Obama. Ele foi com Obama e Abe na viagem histórica a Hiroshima em maio de 2016. Obama se tornou o primeiro presidente americano a visitar o local do bombardeio atômico.
Russel disse que Abe “contribuiu imensamente” para a aliança EUA-Japão. Ele disse que Abe ajudou o Japão a desempenhar um “papel vital” na estabilidade e prosperidade regional.
Russel disse que Abe também ajudou a melhorar as relações do Japão no sudeste asiático e na Europa. Ele disse que Abe atraiu aliados para uma “rede de democracias”.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am