Coalização governista no Japão prepara-se para aumentar sua presença na Câmara Alta

A coalizão governista do Japão está preparada para expandir sua força pré-eleitoral na Câmara Alta após a eleição de domingo (10).

0

Coalização governista no Japão prepara-se para aumentar sua presença na Câmara Alta

A coalizão governista do Japão está preparada para expandir sua força pré-eleitoral na Câmara Alta após a eleição de domingo (10).

A coalizão do Partido Liberal Democrático e Komeito, juntamente com dois outros partidos a favor da emenda da Constituição, estão prestes a manter mais de dois terços da câmara, o limiar para iniciar o processo de propor uma mudança.

O primeiro-ministro Kishida Fumio abordou os resultados e tocou em algumas das maiores questões que a nação enfrenta.

Kishida disse: “A pandemia da COVID-19, a invasão russa da Ucrânia, o aumento do custo de vida… acreditamos que devemos trabalhar para lidar com essas grandes questões, assim como fazer um esforço para reanimar a economia japonesa”.

O principal partido de oposição, Partido Democrático Constitucional, perderá força na Câmara Alta, sob seu novo líder. Mas Izumi Kenta está prometendo se mobilizar.

Izumi disse: “Com os índices de aprovação do nosso partido ainda baixos, precisamos trabalhar em nós mesmos e restaurar o apoio”.

O Partido de Inovação Nippon Ishin Japan ganhará assentos. Mas ele enfrenta um futuro sem seu líder, o prefeito de Osaka, Matsui Ichiro, que diz que vai se afastar para deixar um novo líder promover uma reforma social e política.

A coalizão governista e dois outros partidos, o Partido da Inovação Japonesa e o Partido Democrata para o Povo, são a favor de uma emenda à Constituição. Seus assentos combinados serão mais de dois terços da Câmara.

Esse é o nível de apoio necessário em ambas as câmaras para colocar uma proposta de emenda a um referendo nacional. O LDP acredita que a atual Constituição, que nunca foi alterada, deve ser revisada para se adequar aos tempos.

Esta eleição ocorreu poucos dias depois que o ex-Primeiro Ministro, Abe Shinzo, foi assassinado durante um evento de campanha.

Kishida chamou o ato de um violento desafio contra a democracia do Japão.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.