Biden não recebe compromisso explícito para uma maior produção de petróleo na cúpula árabe
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu às nações árabes que aumentassem a produção de petróleo cru durante uma cúpula na Arábia Saudita, mas não recebeu uma resposta imediata.
O Egito, a Jordânia, o Iraque e os membros do Conselho de Cooperação do Golfo participaram da reunião de sábado (16), em Jeddah.
Biden disse que os líderes “concordam sobre a necessidade de garantir suprimentos adequados para atender às necessidades globais”. Ele também disse que está ansioso para ver o que vai acontecer “nos próximos meses”.
O apelo de Biden para um aumento da produção ocorre em meio ao aumento dos preços globais do petróleo.
Entretanto, após as conversações, o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita disse apenas que a OPEP e seus parceiros continuarão a avaliar as condições de mercado e a fazer o que for necessário.
Espera-se que o grupo “OPEP plus” de nações produtoras de petróleo discuta se deve aumentar a produção em uma reunião que está programada para o início de agosto.
Durante a cúpula, Biden também mencionou um plano para integrar os sistemas de defesa aérea das nações do Oriente Médio. O plano está sendo desenvolvido com o Irã e outras ameaças comuns em mente.
O presidente enfatizou que os Estados Unidos continuarão “um parceiro ativo e engajado no Oriente Médio”. Ele acrescentou que os EUA “não se afastarão e deixarão um vácuo a ser preenchido pela China, Rússia ou Irã”.
- Japão restabelece sanções contra o Irã - 30 de setembro de 2025 8:48 am
- China condena à morte 11 membros de quadrilha transnacional - 30 de setembro de 2025 8:35 am
- Desfile revive dança ancestral gigaku em Nara - 30 de setembro de 2025 8:22 am