Biden apresenta condolências a Kishida pela morte de Abe
O presidente dos EUA, Joe Biden, ligou para o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e ofereceu condolências pela morte do ex-primeiro-ministro, Abe Shinzo.
Os dois líderes conversaram ao telefone por cerca de 10 minutos, às 8 horas da manhã de sábado (9), horário do Japão.
A Casa Branca disse que Biden ligou para Kishida “para expressar sua indignação, tristeza e profundas condolências pela trágica e violenta morte a tiros” de Abe.
Biden observou a importância do “legado duradouro” de Abe na comunidade internacional e ressaltou que o presidente e o povo americano estão com Kishida e o povo do Japão em seu momento de luto.
As autoridades japonesas disseram que Biden elogiou o papel da Abe no aprofundamento das relações entre o Japão e os EUA.
Eles disseram que Kishida agradeceu a Biden pelas condolências e disse que o ato desprezível e bárbaro, que ocorreu no meio de uma eleição, que representa a própria essência da democracia, é “totalmente imperdoável”.
Kishida também foi citado como tendo dito que, como primeiro-ministro, ele nunca cederá à violência e protegerá a democracia a todo custo.
Mais tarde ele disse aos repórteres que tinha um renovado senso de compromisso para aprofundar os laços Japão-EUA, para seguir os desejos do falecido ex-primeiro-ministro.
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am
- Zelensky cobra sanções antes de reunião no Alasca - 13 de agosto de 2025 1:12 am
- Lee e Trump terão primeira cúpula em 25 de agosto - 13 de agosto de 2025 1:04 am